domingo, 28 de outubro de 2007

Incêndios

Onde estão os 35 primeiros programas do Fantástico da Tv Globo?
E os primeiros programas do Silvio Santos?
São cinzas, nada mais que isso. Não só esses programas como dezenas de outros se perderam nos incêndios constantes que aconteceram no início da televisão brasileira.
A maioria da nossa memória está apagada, salvam-se poucos os programas que escaparam as chamas.

Que o inicio foi difícil todos sabem e com certeza a falta de infra-estrutura nos estúdios e talvez o cuidado inadequado com os arquivos nos tenham levado a esse ponto.
O primeiro incêndio em um estúdio de TV que se tem noticia foi no estúdio Alexandra Palace em Londres, no inicio da década de 30, onde faziam apenas testes, pois ainda não havia acontecido a inauguração da TV mundial.

A TV Cultura chegou a sofrer 4 incêndios em pouco mais de um ano. Em 1986 após outros incêndios e inúmeras mudanças de local para suas transmissões, houve um incêndio em que foram perdidos cerca de 90% dos equipamentos, o que causou um prejuízo em cerca de 10 milhões de dólares. Tamanha foi a destruição que tiveram que reativar o velho transmissor da TV Tupi, que havia inaugurado as transmissões em 1950.
As emissoras Globo, Bandeirantes e a extinta Manchete foram solidárias e emprestaram alguns equipamentos, além da TVE do Rio que cedeu alguns de seus programas para preencher a programação.

A Excelsior continuou com seus incêndios mesmo após a extinção. Silvio Santos, que havia alugado seus estúdios para a realização de seus programas para a Globo e a Tupi, perdeu nove anos de arquivos do Programa do Silvio Santos em um incêndio em 1972.

Os incêndios da Record foram tantos que houve gente que pensou serem propositais, houve até mesmo uma manchete maliciosa do Jornal da Tarde na década de 60 que dizia: “Está no ar mais um incêndio da TV Record”.
Assim como as outras emissoras a Record contou até mesmo com a solidariedade de suas concorrentes.

Em 1969 a Bandeirantes enfrentou um incêndio que na época causou o maior prejuízo que uma emissora já havia tido. Um dia antes receberam uma ligação anônima alertando sobre um possível incêndio.

Um atentado à Tv Globo em 1969 causou um prejuízo de 4 milhões de cruzeiros e incontáveis fitas do arquivo destruídas, um frasco inflamável deixado atrás de um cenário explodiu. Em 1976 um dos computadores de programação explodiu na sala de controle mestre da Tv Globo Rio, o parque técnico que era considerado um dos mais sofisticados da América Latina ficou totalmente destruído, perderam estúdios e cerca de 800 fitas, inclusive os 35 primeiros programas do Fantástico e capítulos de novelas.

A lista de emissoras que foram invadidas pelas chamas é extensa, esses são apenas os principais incêndios entre dezenas deles.
No ano de 1969 ocorreram os incêndios da TV Record, Tv Globo e TV Bandeirantes, todos na mesma semana, coincidência ou não, há pessoas que acreditam ter sido sabotagens de guerrilheiros de esquerda contra a TV brasileira, culpada por alienar as pessoas e omitir a veracidade dos fatos durante o regime militar.
O mais engraçado de tudo é que o dinheiro do seguro serviu muito bem para modernizar o equipamento das emissoras.
Quem sabe o império da Rede Globo não tenha começado dessa forma, após ter recebido 7 milhões de dólares pelo seguro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Deus permita que eu me engane, mas isso cheira mão americana... Destruir a memória do Brasil seria uma coisa mto interessante... A propósito, a Globo (antes americana) sósubiu com os incêndios da Record. Esse papo de solidariedade até existiu, mas de brasileiros... O Calmon e o Lacerda poderiam embasar estas palavras, mas foram calados pelo Castelo Branco... Vai saber...

Anônimo disse...

Também acho que tem mão americana, porque as redes americanas conseguiram preservar bem seus arquivos e vale lembrar que esses incêndios ocorreram no período da ditadura o que levanta realmente a hipótese de sabotagem e sem dúvida a mão dos americanos.

Luís Claudio Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Bittencourt disse...

Excelente percepção de todos os comentários. Exatamente isso... Da Record foram se muitos musicais brasileiros, concertos com Villa Lobos, Festivais, ou eja, qdo música brasileira prestava. Do esporte, jogadas de Pelé, Garrincha e tantos outros. Os americanos DESTRUIRAM em parte esta memória. O Paulo Machado de Carvalho se preocupava com a memória, se os militares não atrapalhassem tudo bem. Já o Chateaubriand com a verdade e a liberdade de imprensa e claro, o Lacerda e o Calmon, heróis patriotas mas que não conseguiram barrar a MÃO americana na rede Globo. A propósito muitos sites que narravam estes fatos de maneira imparcial, sumiram!!! Boa semana a todos!

Rubens disse...

Quanta tolice nos comentarios... "Foram os americanos que apagaram a memoria do Brasil"... Nossa tv sempre foi uma porcaria, produzindo conteudo rasteiro de baixissima qualidade (basta analisar as novelas e programas de auditorio). Qual seria o interesse que teriam os americanos de apagar um monte de fita velha ?...

Quem ateou fogo nas emissoras de tv em 1969 (todos numa mesma semana) foi gente dos movimentos de Esquerda, que culpavam as emissoras de servir ao regime. Sem querer, acabaram dando o pontapé ao inicio do imperio da Globo.