Como descrever Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo? Claro que não nesse caso não me refiro a índole desse homem, que usava de meios no mínimo contestáveis para alcançar aquilo que queria, quero descrever aqui a vontade e a iniciativa de Chatô, como era conhecido, aos meios de comunicação.
Um homem de origem muito humilde, nascido no interior da Paraíba, que construiu um verdadeiro império na área de comunicação, desbancado somente pela família Marinho.
Foi chato com suas idéias “malucas” e seu jeito “peculiar” que tornou o Brasil, o primeiro pais da América Latina a ter sua Própria Tv e a quarta TV do Mundo. Isso por si só já o torna Incrível, mas se pensarmos que o mesmo conseguiu tal façanha sem ter dinheiro para isso e sem a mínima noção de programação ou grade como conhecemos hoje.
Chato era um homem de um talento para conseguir o que queria, seja como fosse, devemos a ele também a construção do MASP, para o qual arrecadou de formas pitorescas muitas das obras que se encontram lá até hoje.
Mas voltando ao tema do blog, a idéia da tv no Brasil começou e os Diários Associados, grupo de Chato, se agitam, reformulando e renovando contrato com seus funcionários para que além de rádio prestassem serviços dentro de suas especializações também para a Televisão.
Chato usa dinheiro adiantado de seus anunciantes para dar entrada no equipamento vindo dos EUA, e assumindo uma divida monstruosa junto a NBC, fornecedora do equipamento.
Com toda sua influência, conseguiu todos os incentivos que poderia para a instalação da tão sonhada Tv brasileira, que colocaria definitivamente o Brasil no caminha da evolução par ao primeiro mundo, como diziam os mais inflamados, mas ai surge um problema, teríamos sim a primeira Emissora de Tv, mas quem assistiriam aos programas? Os aparelhos receptores ainda não eram vendidos no Brasil, e sua importação por meios legais demoraria, mesmo com todo o incentivo das autoridades, no mínimo 2 meses, solução? Mercado paralelo, contrabando... Isso mesmo, a TV brasileira começou “fora da lei” meus senhores, da cabeça de um homem q não media esforços para conseguir o que idealizava.Fica gora a pergunta... Chato... Um herói? Louco? Visionário? Ou mais um brasileiro que usava do tão conhecido “jeitinho” pra chegar lá?
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
JR,
Você daria um ótimo repórter...
Cuidado com acentuação.
Postar um comentário